quinta-feira, dezembro 23, 2004

MAIS UMA "ILHA NOVA" ?

Um dos acontecimentos que traduz uma das atitudes marcantes dos açorianos perante as limitações físicas e vitais da sua realidade circundante, foi a busca, durante séculos, de uma "ilha nova".
Na minha opinião, esta busca persiste. Para a Região e para a maioria dos seus habitantes.
Para mim, ter entrado neste mundo da blogolândia regional, acabou por ser a descoberta de uma "ilha nova" que um grupo de açorianos, dia-a-dia mais alargado, está construindo.
Confesso que fui agradavelmente surpreendido com algumas das regras que vim encontrar nesta cibernética "ilha nova".
A primeira delas será a de receber com efusiva hospitalidade e com fraternidade amiga os que vão aportando a esta "ilha".
Pelo menos, foi aquilo que, para meu espanto, me aconteceu.
Poderia, porventura, imaginar que o foguetabrase do Nuno me abraçasse e abrasasse no fogo da sua consideração, amizade e afecto?
Ou que o CHÁ VERDE do Guilherme me escancarasse as portas das grandes expectativas de rasgos futuros, quando eu ainda mal engatinhara no primeiro "post"?
Ou que o Sala de fumo reservasse espaço próprio e de destaque, para manifestar o seu entusiasmo com um texto meu que considerou mais interessante?
O mesmo poderia dizer daqueles que, como o Francisco do ENTRAMULA! e a Rosa Maria do AZORIANA/AÇORIANA vieram reivindicar a sua condição de meus antigos alunos.
O mesmo poderia continuar a dizer daqueles que logo me acolheram nos seus "Linkes". Não menciono nenhum explicitamente, apenas para não omitir alguns que, eu próprio, ainda não terei descoberto.
Não sou tão ingénuo que não perceba que não foram superadas todas as barreiras que, no mundo real, dividem os participantes nesta aventura. Mas não tenho dúvida que algumas delas foram vencidas. No mundo em que vivemos, de exasperação das diferenças e ampliação dos conflitos, este pequeno (ou grande?) passo é de saudar.
Por isto mesmo, não podia deixar passar o dia de hoje, com todos os significados históricos que tem, e com os que cada um de nós, em geral, lhe acrescenta, para assinalar e, pela parte em fui bafejado, agradecer e rejubilar com esta "ilha nova".
Um renovado Natal para todos na "ilha nova" destas velhas ilhas!

Sem comentários: