quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Esta Manhã... Aconteceu-me Bocage


Esta manhã, os acasos da informação avulsa,

levaram-me até aqui:




Trata-se de um sítio totalmente novo para mim.
E também de recente criação.
E com tesouros que parecem inesgotáveis para acesso online.

Por hoje, fiquei-me pela primeira janela
que encontrei aberta sobre a literatura portuguesa.

Esta janela sobre Bocage, que espreito,
antes de passarem os fervores das comemorações
dos 200 anos da sua morte e ele desapareça,
de novo, do espaço mediático da cultura portuguesa.

Esta observação introdutória sobre Bocage parece-me importante.

E esta lamentável peripécia inquisitorial do "pidesco" Pina Manique,
ainda me parece mais significativa.

Só pensar nos poucos portugueses que, hoje,
escapariam a esta "peneira" inquisitorial,
dá-me tentações de ir ali...
... até à Dinamarca.
Só para fazer uma caricatura.
Nem ímpia. Nem sediciosa.
E, muito menos, crítica, claro.

O facto é que algumas obras de Bocage
tiveram de fingir
que "vinham" de sítios mais longínquos
ainda que a própria Dinamarca.

Esta, por exemplo,




É precisamente o que nos diz, o autor que temos vindo a seguir
e a citar

Mais proibida!
Mais subversiva!
Mais actual!
E com pouco mais de 150 anos!
G'ande Manel!

Sem comentários: