terça-feira, fevereiro 07, 2006

O Apólogo do Espinheiro


Joatão foi e parou sobre o cimo do monte Garizim.
Levantando a voz, clamou, dizendo:
Ouvi-me homens de Siquém, para que, assim, Deus vos ouça.

Foram (uma vez) as árvores, para eleger sobre si um rei.
Disseram à oliveira:
Reina sobre nós.
Mas ela respondeu:
Porventura, posso eu deixar o meu óleo, de que se servem os deuses e os homens, para vir a ser superior entre as árvores?
E as árvores disseram à figueira:
Vem e reina sobre nós.
Mas ela respondeu-lhes:
Porventura, posso eu deixar a minha doçura, os meus suavíssimos frutos, para ir ser superior entre as outras árvores?
E as árvores disseram à videira:
Vem e reina sobre nós.
Mas ela respondeu-lhes:
Porventura, posso eu deixar o meu vinho, que alegra Deus (nos sacrifícios) e os homens, para ser superior entre as outras árvores?
E todas as árvores disseram ao espinheiro:
Vem e reina sobre nós.
E ele respondeu-lhes:
Se vós deveras me constituís vosso rei, vinde e repousai debaixo da minha sombra.
Mas, se o não quereis, saia fogo do espinheiro e devore os cedros do Líbano.
(Juizes, 9, 7-15)

Sem comentários: