sexta-feira, agosto 15, 2008

Soljenitsyne:Uma pequena história



A pequena história vem contada por Jean Daniel num dos últimos números do "Le nouvel Observateur" :
Em 1974 aqueles que se colocaram, desde o seu aparecimento no mundo ocidental, ao lado de Soljenitsyne, foram duramente censurados pelo Partido Comunista Francês( PCF). Foram mesmo tratados "como inimigos".
"Assim no-lo fizeram muito claramente, quando da revolução dos Cravos em Lisboa, por termos resolutamente tomado partido pelo Socialista Mário Soares contra o Movimento da Forças Armadas conduzido por Otelo Saraiva de Carvalho e os comunistas dirigidos por Álvaro Cunhal.
Mais ainda, quando Gilles Martinet, director então do "France Observateur"e leader do PSU declarou, com toda a simplicidade, que um Estado Socialista tal como a União de Esquerda em França, o estava preparando, devia evidentemente publicar o livro, então interdito em Moscovo. Logo os comunistas anularam os encontros previstos pelo estado maior da União de Esquerda e prepararam a fórmula mais tarde seguida, segundo a qual" todas as formas de anti-sovietivismo prejudicariam gravemente as capacidades unitárias da esquerda e, portanto, a constituição da sua união".
Tudo isto nos pode parecer uma estranha história de um tempo estranho, mas é autêntica e não tão distante no espaço e no tempo como o seu teor podia fazer transparecer.

4 comentários:

Rui Caetano disse...

Tem interesse. Um bom fim de semana.

M.C disse...

Então? O ventilhador "avariou"?

Saudações

Desambientado disse...

Por obséquio,
Faça um presépio,
Tenha um Natal,
De amor fraternal.
Mantenha os petizes,
Cobertos de amor,
Protegidos, felizes,
Sem eleição de cor.

Nesse seu presépio,
Deite o seu menino
No aurículo ou ventrículo
Do seu coração.
Um Natal a sério,
Também é um hino,
Ou um bom estímulo,
À fraternal comunhão.

Votos de que neste Natal o egocentrismo entre em crise e que haja uma pandemia de saúde.

Rui Caetano disse...

Interessante.