quarta-feira, março 22, 2006

Os Milagres da Lusofonia

Ou "O Showmício do Garotinho"




Nas minhas deambulações "online", ante ontem,(antes do "crash" total da Telecom) fui surpreendido pela seguinte notícia do "Globo":



Showmício de Garotinho cancela apresentação de Louise Lacavalier no Municipal.



A singularidade da notícia não estava no seu banal conteúdo, de um espectáculo a cancelar outro, mas na designação de um deles como Showmício.
Era um termo que deconhecia em absoluto e cuja formação logo atribuí à ligeireza muito característica, com que os brasileiros lidam com a língua portuguesa.
Mas parti do princípio que seria uma daquelas "liberdades" jornalísticas que, nem os nossos mais "portuguesíssimos" jornalistas da"ocidental praia lusitana", desdenham.
E, que, hoje, são mesmo os principais obreiros daquelas entorses às rígidas regras da formação das palavras da língua portuguesa, que os gramáticos tradicionais designavam por "licenças poéticas".
Não sei se alguém já inventou a qualificação de "licenças jornalísticas" para estas liberdades, por vezes desenfreadas, com que os nossos jornalistas usam (ou abusam) o português, mas, talvez, seja uma ideia aceitável, tentar legitimar, com catalogação ajustada, algumas dessas atrocidades linguísticas, que todos os dias enxameiam o mercado de jornais e revistas.
O que é certo é que, em relação ao showmício, eu estava redondamente enganado.
Fui ao tira teimas do "Houaiss", designação abreviada para o que é considerado,(em 2003, pelo menos,) o dicionário mais completo da língua portuguesa, e tive, não uma, mas duas surpresas.
A primeira, foi verificar que o termo lá está registado e com pleno direito de cidade:



A segunda, foi verificar também que, das três colunas da página em que o termo está registado, duas delas, com cerca de 50 vocábulos, não têm mais do que dois ou três, que consiga reconhecer como portugueses.



Aqui vai uma amostra (embora incompleta) da referida página.



Autênticos milagres do pentecostes
da(s) Língua(s) Portuguesa(s)!

Sem comentários: