quinta-feira, fevereiro 22, 2007

A política "politiqueira" de Alberto João

 

Há quem comece a encontar virtualidades e até méritos na recente decisão espectacular de João Jardim, de se demitir para se recandidatar, em protesto contra a promulgação da Lei de Finanças Regionais.
Por exemplo, Pacheco Pereira e Lobo Xavier na Quadratura do Círculo de ontem.
Confesso que por mais voltas que lhe dê, não encontro naquela atitude nenhuma racionalidade que exceda os limites do gesto gratuito, da bravata descabida e do "a mim ninguém me mete medo","a mim ninguém me vira",  de tradução política do gesto, que utilizando linguagem do próprio Alberto João, se deve considerar de "testicular".
Ou seja, eu, Alberto João, num país de quem eu já disse que ninguém "os têm no sítio", eu, Alberto João, vou mostrar a todos que os tenho e da cor tradicional!

Ainda ontem lia, a respeito de alguém situado entre o mundo do jornalismo e da política, o seguinte retrato:
"Ele podia levar as pessoas a reagir de formas imprevisíveis; podia inventar questões e depois soluções - igualmente inventadas, mas nem por isso menos populares" 
Acho que estas palavras se aplicam como luva ao gesto de Alberto João.
Soluções inventadas para questões inventadas.
O mais fácil, provavelmente, de se fazer em política.
Pelo menos, muito mais fácil do que tentar encontrar soluções reais para problemas reais.
É este lugar ambíguo em que João Jardim se compraz em viver e arrastar os que com ele vivem e sobrevivem, entre ser notícia e fazer notícia, entre o palco da comunicação social e o palco da política pairando acima do mundo real e dos seus problemas efectivos. 

1 comentário:

Gledwood disse...

Os cumprimentos meu amigo isto são um local olhando muito interessante no português.

Eu desejo que eu poderia falar sua língua. Eu falo o francês e aquele é mais difícil do que o espanhol também.

Você deve vir por meu blog pela maneira que é chamado gledwood2.blogspot.com você é a maioria de boa vinda para visitar e me dizer o que você pensa dele em inglês ou em portuguese.

Até então meu amigo!

Gledwood