quinta-feira, fevereiro 10, 2005

A Revolução Estará Passando Por Aqui?



Mesmo que não sinta qualquer vocação ou ímpeto revolucionário convém-lhe passar os olhos por estes links. Abra os textos de "Os meus leitores sabem mais do que eu" e "ciber - escritas-um livro aberto".
Não o fazer é arriscar-se a ficar na história como a caricatura de Luís XVI: Escrever no seu diário de vida que, no dia da queda da Bastilha, aconteceu: NADA.
Não acredito que que queira correr esse risco ridículo.
Até porque não pode haver qualquer dúvida. Há algumas "bastilhas" que ameaçam mesmo ruir. Porventura, "bastilhas" menores. Porventura, "bastilhas" apenas sectoriais.
Em todo caso, verdadeiras "bastilhas".

Que, até há muito pouco tempo, pareciam de solidez inexpugnável.

Mas espere. Não se precipite para os links, sem duas breves reflexões prévias.

Leia estas duas afirmações de Manuel Castells, um dos mais conhecidos nomes da reflexão sobre as novas tecnologias:

" As redes pessoais sempre foram um factor no processo de formação de elites.(...) A diferença central hoje em dia é que não estamos só organizados em torno de redes, mas em volta de redes de informação motorizadas pela tecnologia, capazes de gerir complexidade e de coordenar funções e desempenhar tarefas com redes de qualquer dimensão e complexidade".

"É correcto não inferir uma transformação total só porque apareceu uma nova tecnologia de comunicação, ainda que revolucionária, como a internet. Mas ser cauteloso face às reivindicações ideológicas do determinismo tecnológico não nos deve levar à saída mais fácil, que é a de encarar a sociedade fundamentalmente como imutável porque não há nada de novo nesta terra".

Agora, os links são todos seus. Depois de os ler, espero que se sinta com suficiente convicção para poder dizer: NÓS... os média.







Sem comentários: