quarta-feira, agosto 17, 2005

Fazer Como o Eusébio



É isto mesmo que me apetece fazer depois desta interrupção estival.

Continuar a reflectir.

Seguem alguns motes, para ajudar à reflexão.

"A capital alemã é o oposto da austríaca. Na metrópole dos Habsburgos celebra-se a veneração e a tradição. Com um imperador ancião, aparentemente imortal, a nação celebra a senioridade. Jornais apregoam medicamentos para fazer crescer a barba - imperioso aparentar experiência e maturidade".
( Alberto Dines, Morte no Paraíso - A tragédia de Stefan Zweig, Temas e Debates Lx. 2004, pag. 106)

"Não é com as ideias dos nossos avós, que vamos suscitar o entusiasmo dos nossos filhos".

"No início da tua carreira, não te poupes nem a longas horas de reflexão nem aos mais rudes esforços. Também não tomes iniciativas, se não tiveres a certeza de ter bom êxito. Tão brilhante quando te estreias como em qualquer outra coisa: uma vez conquistada a fama, mesmo os teus erros serão títulos de glória".

"Se te empurrarem para um empreendimento de que tens poucas possibilidades de sair ileso, mostra a melhor boa vontade, prepara-te ostensivamente, mas ao mesmo tempo procura referir a propósito de tudo e de nada os obstáculos que desde logo se apresentam. Terás assim tempo para imaginar as disposições de defesa que melhor te convém tomar".

"Não imagines que foram as tuas qualidades pessoais e o teu talento que te conseguiram um cargo. Se julgas que vais obtê-lo pela simples razão que és o mais competente, não passas de um tolo. Pensa que se prefere sempre confiar um cargo importante a um incapaz a dá-lo a um homem que o merece. Age, pois, como se apenas desejasses dever as tuas funções e as tuas prerrogativas à benevolência do teu senhor."

(Mazarin, Breviário dos Políticos, Guimarães Editores, 1997)

"Ninguém é obrigado a optar sempre pelo melhor. Mas também ninguém deve escolher um mal menor, só porque é um mal menor".

Sem comentários: