quinta-feira, agosto 04, 2005

Finalmente, a extrema esquerda útil a reconstruir e não apenas eficaz a destruir?

Segundo a perspectiva do Courrier Internacional esta seria uma das possíveis consequências das próximas eleições gerais de Setembro, na Alemanha.
É caso para aguardar com compreensível expectativa, não pelo conteúdo das propostas dessa "altergauche", que são do maior primarismo político, mas por duas circunstâncias absolutamente novas, que tornam único o caso alemão. A saber: A cisão no SPD e as sementes de renovação política, que possam surgir dos destroços da Alemanha de Leste.
Entretanto, O SPD parece manter-se firme e esperançado na linha de reformas difíceis que encetou. A avaliar pelas declarações de Klaus Brander do SPD e especialista em questões laborais, ao Deutsche Welle : "Talvez ( o eleitores) não estejam preparados e talvez seja preciso passar por experiências ainda mais duras, mas, falando francamente, depois é preciso se conformar. Eu acredito que seria fatal para o SPD pensar que agora é necesário fazer uma mudança de rumo. É preciso ter a sensibilidade de perceber onde há injustiças e ter a coragem de corrigir. Eu desaconselharia uma mudança nas atuais diretrizes. Não aposto neste caminho. Em seu âmago, este país é forte. Só que está passando por uma fase de total insegurança. Eu acho que devemos ver o lado positivo. No fundo, as pessoas estão preparadas para aceitar as mudanças".

Entretanto, acrescenta uma observação, que me parece útil salientar:

"Mudanças nas regras de garantia de emprego não contribuem para a criação de novos postos de trabalho. Não existe nenhuma comprovação científica de que a rigidez na garantia de emprego iniba a criação de novos empregos".


Sem comentários: