sexta-feira, agosto 19, 2005

A senectude vital e política perde...na Galiza




Esta é a perspectiva da revista espanhola "Cambio 16" de 15 de Agosto (número ainda não disponível na Internet) sobre as mudanças políticas na Galiza com as recentes eleições, que derrotaram Fraga Iribarne e retiraram o PP do seu último grande reduto eleitoral nas comunidades autónomas espanholas.
A esta derrota da velhice "vital e política" não é alheia, seguramente, a mudança previsível do discurso e das perspectivas das correntes chamadas "nacionalistas" em Espanha e que, em português, designariamos por regionalistas.
Exemplo flagrante é a seguinte passagem do discurso do Vice-Presidente do novo Governo da Galiza, Anxo Quintana, representante do "Bloco Nacionalista Galego" (BNG) :

"Galicia comparte con Euskadi y Cataluña las dimensiones identitárias, pero tambiém con Andalucia y otras comunidades la necessidad de solidaridad territorial (...).
Por eso, defendré siempre una via em que la identidad no ponga limites a la solidaridad".
A este caminho, assente nestes pilares, da identidade e diversidade e da solidariedade e coesão, chama ele "una tercera via".
Sobre este caminho para a Galiza não posso fazer mais do que registá-lo.
Sobre este caminho para os Açores e para as autonomias insulares, já posso fazer mais do que isto. Compete-me considerá-lo, sob esta ou outra designação, a via real para o sucesso da nossa autonomia.

Sem comentários: