Continuemos, então, com os anacronismos institucionais que o Secretariado Técnico para os Assuntos Eleitorais ( STAPE), provavelmente a coberto de algum misterioso pretexto informático, continua a espalhar pelo país, servindo-se das técnicas mais modernas.
Nas eleições presidenciais, foram as televisões. No caso presente, é a internet.
Na sua página da "Divisão Territorial e Endereços, vamos encontrar a "Divisão Territorial-Portugal" e os respectivos "códigos de distrito".
No elenco de todos eles, vemos surgir, depois dos 18 distritos do continente, os seguintes:
Para completar a confusão, a seguir a um distrito/código
aparecem-nos os dois seguintes:
Parece-me claro que o raciocínio mais espontâneo é o seguinte:
Se, ao distrito/código "90 continente" correspondem 18 distritos reais, também ao distrito/código "91 Região Autónoma dos Açores" devem corresponder três distritos efectivos. Tanto mais que o título principal da página é "Divisão Territorial".
Também me podem dizer que toda a gente sabe que " 90 continente" não pode ser uma divisão administrativa efectiva.
Então- pergunto eu- como se justifica estar na mesma "prateleira" do"91 Região Autónoma dos Açores" e "92 Região Autónoma da Madeira", que são, ambas, divisões territoriais bem reais?
Parece-me saltar à vista que há, aqui, lógicas contaditórias, que levam a que estas "confusões" terminológicas terminem em manuais de Educação Cívica, adoptados nos Açores, que as reproduzem.
É tema que fica, já, para uma das próximas entradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário