quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Para uns, o "teólogo do terror"


Para outros, uma "aproximação" de moderado...embora pouco.
Fiz-lhe uma referência, numa entrada anterior no Epigrama.
Volto a ele, aqui no Ventilhador, por várias razões.
Em primeiro lugar, para lhe dar o nome correcto, que é Iusuf-al-Qaradawi.
Em segundo lugar, por ser uma forma, tão boa como outra qualquer, de nos irmos aproximando de uma realidade que, embora, remetendo-nos, numa primeira impressão, para um mundo muito distante, na verdade, nos está cada vez mais próxima.
Em terceiro lugar, porque Qaradawi é uma figura controversa, e até “moderada,” num universo cultural que, na imagem de cada dia informativo, sobretudo televisivo das últimas semanas, nos parece totalmente monolítico, fechado e impermeável ao mundo e a valores exteriores.
Mas não é totalmente assim.
Qaradawi é uma dessas frágeis pontes, entre as estreitas margens de rios caudalosos de vários integrismos e fundamentalismos islâmicos.
Embora enredado em contradições insustentáveis ( Israel, bombismo suicida, etc. etc.) é, apesar de tudo, uma dessas pálidas luzes de esperança, que atenuam a escuridão tenebrosa, que se tem a impressão de dominar completamente o mundo árabe.
Quem tiver algum interesse num primeiro contacto com a personagem, pode fazê-lo, facilmente, em muitos sítios da internet, ou aproveitar alguns dos seguintes:
1
2
3

Sem comentários: