segunda-feira, outubro 23, 2006

Blogueiros na China terão de usar nomes verdadeiros

 

Verdadeiras também, são as dores de cabeça do Governo chinês com os blogues.
E não é por causa da sua quantidade, que, como tudo o que diz respeito à China, é sempre, estatisticamente esmagadora.
É por causa da  característica mais genuína dos blogues: a sua espontaneidade e dimensão estritamente pessoal.
Expressão maior da liberdade pessoal de agir e reagir, o movimento bloguista só tem possibilidades de progredir na sua específica  função, numa cultura em que o indíviduo seja centro e motor.
Todos sabemos que a China vive marcada por uma cultura milenar que sempre privilegiou os valores colectivos sobre os individuais e por uma cultura política recente  de matriz comunista que se orienta em idêntico sentido.
 Em todo o caso, é mais um exemplo a acompanhar, para tentar perceber o resultado final deste choque, entre um instrumento tecnológico novo, em conflito com um padrão cultural milenar. 

 

 

A China é o segundo maior país em número de internautas, com 123 milhões, e calcula-se que existam cerca de 34 milhões de blogs no país, sendo que alguns entraram na lista de mais lidos do planeta, como o da atriz e diretora Xu Jinglei.

O Governo comunista chinês é um dos que mais restringem a liberdade de expressão na Web, bloqueando milhares de páginas no exterior e até mesmo prendendo jornalistas e ativistas por publicarem artigos críticos sobre a China.

Source: Blogueiros na China terão de usar nomes verdadeiros :: Estadao.com.br

Sem comentários: