segunda-feira, janeiro 22, 2007

Bush Linha a Linha


Bush linha a linha e nas entrelinhas

Depois deste fim de semana prolongado para o Ventilhador, voltemos ao outro singular documento, relacionado com o discurso de Bush sobre o Iraque.

A singularidade está em que, nele, se conseguem conjugar as maiores virtudes do jornalismo tradicional, com o aproveitamento inteligente e apropriado das tecnologias mais avançadas.

Não creio que esta afirmação careça de grande esforço demonstrativo, tão óbvia me parece.

O jornalismo actual, mormente o português, quase acabou com a transcrição literal das intervenções dos diferentes actores sociais, de modo especial dos actores políticos.

Os leitores, habitualmente têm de se contentar com curtos extractos das declarações e largos comentários interpretativos dos jornalistas.

Resultado: ficamos perfeitamente informados sobre o que pensa o jornalista ( que não é seguramente o que mais nos interessa nestes casos) e muito pouco sobre o que pensa e disse o verdadeiro actor social social/político.

Neste caso concreto, temos o casamento perfeito entre o melhor do antigo e do actual.

Não será caso único, sobretudo no mundo do jornalismo americano, mas parece-me suficientemente exemplar para o nosso jornalismo caseiro que bem merece uma referência.

Sem comentários: