segunda-feira, setembro 12, 2005

A Atractibilidade: O "placebo" de Costa Neves para Angra



Tu, desprevenido passante da blogolândia que me lês, não sabes o que é a atractibilidade?
Não te preocupes.
Eu também não sei.
Nem os melhores e mais actualizados dicionários de português reconhecem a palavra.
Nem os tradicionais dicionários de português, prisioneiros do português do continente europeu. Nem os dicionários do vasto espaço intercontinental da lusofonia reconhecem o exótico termo. Mas os engenhosos seguidores do novo messias do novo testamento para Angra, sentiram necessidade de, à falta de novas ideias, cunharem e lançarem no mercado político, uma palavra nova.
Lê e medita. Está na "União" do passado dia 7: "A atractibilidade que emana do próprio presidente de uma Câmara Municipal é sem dúvida um dos factores de sucesso para o desenvolvimento de qualquer concelho".
Já li, ouvi e vi exigirem-se as mais desencontradas, contraditórias e miríficas qualidades dos políticos. Mas exigir "a actratibilidade que emana" é a primeira vez.
Mas tenho de reconhecer que é um critério novo, inédito, e próprio para as auroras de que este país parece ansiar para o poder a todos os níveis. Desde o mais local ao mais nacional.
Por isso, tu, eleitor do próximo dia 9 de Outubro, se, na cabine de voto, sentires "um não sei quê", quase magnético e irresistível, que te impele ao voto num determinado candidato à tua Câmara, resiste ou deixa-te conduzir, mas não duvides que estás sob o efeito da "atractibilidade que emana". Seja isso, o que for, em qualquer língua ou para qualquer dicionário!...
E tu, turista; e tu, empresário; e tu, veraneante; e tu, jovem; e tu, adulto, e tu, venerando ancião, não tenhas qualquer dúvida, as tuas decisões que respeitem ao poder local, sobretudo ao do local mais alto, a que eruditamente os nossos jornalistas de maior craveira, nas horas mais solenes, designam por "presidente da edilidade", não lutes contra a evidência e aceita a graça ímpar da "actractibilidade camarária que emana".
Abençoadas eleições! Abençoados candidatos! De ideias novas estamos todos fartos! Tragam-nos novas escolhas, num tempo novo, de novas palavras!
Pela atractibilidade, lutaremos! Com a actractibilidade, ganharemos!

Sem comentários: