sexta-feira, julho 21, 2006

Dias Negros para o PSD-Açores

Screenshot - 21-07-2006 , 2_03_41


Já todos os açorianos sabiam que dias, como o de ontem, em que se resolvem, antigos ou novos problemas, dos Açores e dos açorianos, são dias negros para o PSD.
Já todos os açorianos sabiam que, neste caso concreto do sistema eleitoral para a Assembleia Legislativa da Região, a preocupação do PSD-Açores nunca foi a de apresentar um modelo alternativo ao do PS, como lhe competia, se discordava da solução proposta e se se queria manter, para além dos pergaminhos históricos, como alternativa política real.
A preocupação do PSD nem sequer foi a de tentar, não querendo associar-se à solução do PS-Açores, nem conseguindo apresentar-lhe alternativa credível, ao menos conseguir (num dos papeis em que a oposição pode ser útil), que o sistema proposto acabasse por se concretizar nos moldes menos favoráveis perante a opinião pública regional, isto é, mantendo o actual número de deputados regionais( ou até diminuindo-o) e não aumentando-o.
Infelizmente, em nenhum destes papeis, nem como sonho desgastado de alternativa, ou simples obrigação de oposição útil, o PSD se conseguiu assumir.
E tinha nesta matéria, condições excepcionais para o fazer, porque, há mais de uma década, que defendia a redução do número de deputados.
Estou convencido que bastaria o PSD ter-se mantido firme nesta linha de rumo, ditada pelas suas posições tradicionais, para que o resultado final não tivesse sido o do aumento do número de deputados, mas a sua manutenção ou até diminuição.
De qualquer maneira, o PSD teria correspondido às exigências mínimas do seu papel de oposição.
Mas, não.
Não conseguiu nem ser voz alternativa, nem voz útil.
Durante os mais de 5 longos anos, em que se arrastou o debate desta questão na Assembleia Regional e na opinião pública, o PSD mostrou-se incapaz de uma linha de rumo definida e coerente, mudando de posição e de opinião, da forma mais imprevisível e ilógica.
Bastará recordar aquilo que, mesmo ontem, se sabia pelos jornais.
Que o PSD acabou, nos últimos tempos, por aceitar aquilo que sempre renegara em todos estes anos. O "diabolizado"( pelo PSD e seus prolongamentos e ecos na comunicação social) círculo regional.
A terminar, uma última observação.
Numa atitude, o PSD-Açores tem mostrado uma linha de rumo sem falhas.
Na utilização das suas posições de força nos órgãos de soberania para impedir a concretização de medidas legislativas de que discorda, mas legítima e validamente aprovadas na Assembleia Regional.
Assim procedeu, em toda esta questão, na Assembleia da República.
Já ameaçou tentar o mesmo junto do Presidente da República.
Aguardemos, para ver qual dos dois tem menos respeito pela autonomias regionais.
Se o PSD-Açores(?), pedindo o seu veto.
Se o Presidente da República, aplicando-o.
A escuridão de negros dias continua a ameaçar o actual ex-glorioso partido de 17% de açorianos.

Sem comentários: