segunda-feira, julho 03, 2006

Poucas e velhas andorinhas...

...para uma tão "nova" primavera.

Ainda o tema da nova Fraternidade para o novo século XXI.

Sobre este tema da Fraternidade, no já citado "Dicionário do Século XXI", Jacques Atalli, pormenorizando a sua caracterização, acrescenta:

" Na sua mais alta acepção, a fraternidade será o reconhecimento por parte de qualquer homem de que qualquer outro é seu irmão, e de que convém, antes de tudo, não lhe impor nada do que recusaríamos para nós próprios.
Estender-se á este princípio — mensagem de todas as mais antigas sabedorias — às relações dos seres humanos com tudo o que está vivo, presente, passado e futuro.
A fraternidade tornar-se-á então o princípio fundador de uma ordem social na base da qual serão construídos os novos sistemas de direitos e as novas práticas políticas.
As novas tecnologias poderiam contribuir para tal multiplicando as ocasiões de conhecer o outro, de criar grupos específicos, de inventar solidariedades, de pensar o mundo em rede e não já de forma hierárquica, de descobrir ou desenhar novas fronteiras entre o humano e o artefacto".

Não vislumbro sinais desta nova dimensão "cósmica" da fraternidade, nos "Gates", Buffets" e "Soros," que juntam dolares e fundações, para acorrerem a alguns dos velhos dramas do terceiro mundo.
Parece-me antes, prolongarem alguns dos aspectos assistenciais do capitalismo dos últimos dois séculos, que prefigurarem um qualquer capitalismo com rosto mais fraterno para o novo século.

Mas há quem veja outros sinais, nas atitudes destas velhas raposas do capital.

Une nouvelle race de philanthropes, par Sylvie Kauffmann
LE MONDE 30.06.06



© Le Monde.fr


Sem comentários: