quarta-feira, outubro 26, 2005

Blogues contra Jornais

4 a 2

Vitória folgada dos blogues

Blogues - 1 Jornais - 0

A ameaça mais recente, e sem dúvida a mais grave, para a imprensa de informação tradicional vem dos blogues. Os jornalistas acusam os bloguistas de terem feito baixar a qualidade. Todavia, a sua verdadeira preocupação é menos nobre e tem que ver com a ameaça que os bloguistas, na sua maioria amadores, representam para os jornalistas profissionais e seus empregadores (…) Um (…) jornal (…) fica necessariamente dependente das receitas publicitárias e, por consequência, da boa vontade dos anunciantes e dos leitores. Esta dependência acarreta limitações de toda a espécie (…)


Blogues – 2 Jornais – 0


Os blogues vivem sem preocupações. Como o bloguista trabalha sozinho não se lhe exige que seja preciso e exacto, como não tem anunciantes (embora isto esteja a mudar), não tem qualquer razão para se pôr com falinhas mansas (…)


Blogues – 3 Jornais -0


Os bloguistas podem, igualmente, atingir um grau de especialização a que poucos jornalistas dos grandes meios se podem dar ao luxo(…)


Blogues – 4 Jornais - 0


Os blogues não oferecem individualmente qualquer garantia de exactidão, mas a blogosfera, no seu conjunto, dispõe de um sistema de correcção de erros melhor do que o usado pelos meios de comunicação social tradicionais; e, isso, os jornalistas têm dificuldade em engolir (…)

Blogues - 4 Jornais -1

Os bloguistas parasitam os meios de comunicação social tradicionais. Retomam, sem desembolsar um cêntimo, as informações e opiniões produzidas por vezes a custos muito elevados, pelos grandes órgãos de comunicação social.

Blogues – 4 Jornais - 2


A blogosfera é um maravilhoso sistema de correcção quase instantânea dos erros, mas não é inteiramente certo que contribua para reduzir o número de erros no conjunto dos meios de comunicação.

Nota Final.

Neste relato de estilo "futebolístico" entre os argumentos a favor dos blogues e argumentos a favor dos jornais, limitei-me aos golos.
Quem quiser seguir o "jogo " completo pode fazê-lo, na internet, na sua versão gaulesa (se estiver disposto a pagar para ver), ou, no papel, na versão lusa do n.º 29 do Courrier Internacional (também se estiver disposto a pagar...para ler).

Sem comentários: