quarta-feira, outubro 12, 2005

Erros Imperdoáveis ( I I)



Eles lá sabem porquê!...Mas seria de esperar que o explicassem aos seus leitores.
Sim. Acho que todos os leitores destas peças jornalísticas gostariam de perceber por que é que os 896 votos da Ribeirinha foram a "arma (secreta, claro) de Pedro Cardoso para a maioria absoluta"! E não, exactamente os mesmos 896 votos que obteve na Conceição! Ou os 845 de São Mateus, ou ainda os 862 de São Pedro?
Por que é que aqueles 896 votos trazem a marca da maioria absoluta? Que os senhores jornalistas não "enxergam" em nenhuns dos outros?
Façamos um raciocício de senso comum, portanto, extra-jornalístico ou para-jornalístico, pois deve estar para além da lógica jornalística. Os votos que dão a maioria absoluta a José Pedro Cardoso são aqueles que, retirados a José Pedro Cardoso, também lhe retiram essa maioria. Sobretudo se os atribuirmos ao respeitável ancião do "tempo novo".
O facto é que a matemática e as regras do método d'hondt, mesmo na hipótese mais inverosímil de serem todos atribuídos ao esbanjador de velhos baluartes, continuam, contra a visão de lince jornalística, a dar a maioria absoluta ao Cardoso e a recusá-la ao (abominável homem das)Neves.
Eis o exemplo do que vale a glória (ou o opróbrio) de um título de jornal!
Afinal, os eleitores da Ribeirinha, do "velho" baluarte do PSD, não vão ter de arcar com a pesada responsabilidade da maioria absoluta de Pedro Cardoso!
Afinal, todos os baluartes do PSD estão velhos. E estão fazendo a vontade ao (abominável homem das) Neves. A escolher um "tempo novo". Não o dele. Mas o deles.
Já agora, senhores jornalistas, aproveitem a "maré" das explicações e esclareçam-nos sobre o outro mistério que, numa só notícia, conseguem criar.
Onde foram desencantar a classificação de "município património mundial"? Não foi à UNESCO que todos conhecemos. Deve ter sido a alguma UNESCO privativa. Só para privilegiados jornalistas.
Esclareçam-nos. Mas, pela nossa saúde (mental), não nos revelem as vossas fontes "bem informadas", "próximas de"...

Sem comentários: