terça-feira, abril 12, 2005

Campa rasa, (mas com) AR de Mar




Não pensava voltar tão cedo a nenhuma referência fúnebre. Mas sinto que tenho de fazê-lo. Por causa do ARDEMAR.
Quando, ontem à noite, dei a minha volta pelos blogues dos Açores e apanhei com o "Not Found" do Blogger ao clicar ARDEMAR, pensei que se tratasse de um problema do Blogger. Depressa percebi que não. Que era um problema do (ultraperiférico) arquipélago bloguístico açoriano.
Afinal, somos tão poucos, os deste arquipélago "blogal", tão insulados neste nosso pequeno cantinho ilhéu da blogosfera, que perder um, um só que seja, é uma perda irreparável e irrecuperável. Esta verdade quantitativa agrava-se quando a perda é também qualitativa. Como era o caso do ARDEMAR.
Nada a fazer. Muito menos a comentar. A não ser agradecer ao Ardemar pelo que me/nos trouxe, enquanto existiu. E desejar à autora que continue a espalhar pelo "ar" açoriano e pelo "mar" insulano a qualidade da sua intervenção humana, cívica e literária.
Já segui o seu conselho.
Já a procurei no Palavras Tantas. Mas acho que não a encontrei. Mas confirmei o que já sabia. Que não há "Nada a fazer, meu amor, somos da Terra do Nunca e é para lá que vamos, meu amor".
Já a Procurei no JSParlamento. Encontrei só a deputada. Já não é nada mau!
Procurei-a no Google. Sairam-me, guardadas na memória, estas duas referências.
A segunda, para mim, tem um significado especial. Permite-me pagar uma dívida. A dívida de quem foi brindado, como leitor do "ardemar", com um poema muito belo. Pensou comentá-lo, para dizer isto mesmo. Mas acabou por não o fazer. Aqui fica a transcrição do poema, na tentativa de saldar a dívida antiga.
Apenas mais uma nota. Vou manter o nome de Ardemar no meu pequeno lote de favoritos. Quem sabe! O poder de uma palavra pode matar...ou ajudar a ressuscitar!
Afinal, também, "acredito no incrível, nas coisas assombrosas"...
Obrigado, Mariana! Até...


isto tudo IV ( experimenta )
da semelhança à lança
a lembrança
da balança
a gente dança.
avança.

vamos. damos.
amos. amas. ama.
verbo.
seco. peco.
aspe(c)to.


família.
ervilha.
fervilha. maravilha.
rodilha.
ilha.

facto.
acto.
actuo.
pactuo.
arte + facto.

sorriso. liso.
piso. aviso.
deslizo.
isso.

toada de madrugada.
chorada de vanguarda.
texto a pretexto.
poesia. desfia.
lia.

ode. pagode. bigode.
festa na testa. desta.
arde. tarde.
mar. ia. ana.



# posted by Mariana : 01:21

Sem comentários: