sábado, junho 18, 2005

#1 Os "Oásis" do Roberto




Este Roberto é Roberto Musil. Autor do famoso "Homem Sem Qualidades". Romance com a fama de tão difícil leitura, que, a "Livros do Brasil", sua primeira editora para língua portuguesa, achou mais seguro começar por editar Kafka para os leitores se irem, por interposto Kafka, aclimatando a Musil.

Pelo que me diz respeito " O Homem Sem Qualidades" resistiu-me na prateleira durante vários anos.
Mas acho que acabo de descobrir uma gazua para entrar nele.

O primeiro romance de Roberto, recém editado pela D. Quixote.

Dá pelo nome de "As Perturbações do Pupilo Törless".

Para começo de leitura, está-se a revelar com muito mais "oásis" do que os agrestes desertos que têm fama de ser os livros de Musil.

São alguns destes "oásis", que pretendo vir trazendo a este espaço.

Aí está o primeiro:

"Fosse do efeito destas cores tristes, fosse da luz pálida e esmaecida do sol da tarde a que a névoa dava um aspecto cansado, pegava-se às pessoas e às coisas algo de indiferente, de morto e de mecânico, como se tivessem saído do palco de um teatro de marionetas.
De tempos a tempos, e a intervalos regulares, o chefe da estação saía do seu gabinete, olhava com o mesmo movimento de cabeça ao longo da linha para as casas dos guarda-linhas, ainda sem sinais da aproximação do comboio rápido, que tinha sofrido um grande atraso na fronteira. Com idêntico movimento de braço, sacava então do relógio de algibeira, abanava a cabeça e voltava a desaparecer, como aquelas figuras que entram e saem dos antigos relógios de torre ao bater das horas."

Atrevo-me apenas a chamar a atenção para as comparações finais dos dois parágrafos, que os encerram com chave de oiro, como se fossem sonetos.

Sem comentários: