quarta-feira, junho 01, 2005

A Autonomia que poetava às ÁRVORES que plantava!



No Anuário da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo relativo à gerência de 1950, consta a deliberação de mandar "imprimir folhas de propaganda a distribuir profusamente por toda a parte".

Além de outras curiosas considerações a que farei referência noutra altura, diz-se que:

"Essas folhas de propaganda são do teor seguinte":


Aos habitantes da Ilha Terceira.

Ao viandante a ÁRVORE fala assim:

Tu que passas e ergues para mim o teu braço, antes que me faças mal olha-me bem.

Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de Inverno; eu sou a sombra amiga que tu encontras quando caminhas sob o ardente sol de Agosto, e os meus frutos são a frescura apetitosa que te sacia a sede.

Eu sou a trave amiga da tua casa; sou a tábua da tua mesa e a cama em que descansas.

Eu sou o cabo da enxada, a portada da tua morada, a madeira do teu berço e o aconchego do teu caixão.

Sou o pão da bondade e a flor da beleza.. .

Tu que passas, olha-me bem e. . . não me faças mal.

Os próprios poetas cantam a beleza das ÁRVORES.

Onde a charrua não pode lavrar,
Onde a foice não pode ceifar,
Deves, aí, plantar uma ÁRVORE. . .

Uma ÁRVORE é um amigo. Ela verdeja
Só para nos servir, para nos dar.
Honrado seja aquele que te proteja.
Bendito seja aquele que a plantar.

As ÁRVORES que se plantam nas estradas são bens comuns a todos; a todos compete, portanto, zelar por elas.

Se protegeres as árvores plantadas ao longo das estradas, em dez anos verás a grandeza do que defendeste.

Olha a estrada do Pico Redondo até à Barraca e figura na tua imaginação a beleza que disfrutarás quando todas as ÁRVORES estiverem crescidas e cobertas de folhagem.

Repreende os que não sentirem como tu o carinho pela ÁRVORE e se precisares de protecção para as defenderes recorre às autoridades.

Quando conduzires o teu gado procura desviá-lo sempre das ÁRVORES para que não as danifique.

Completa a educação do teu filho ensinando-lhe a amar a ÁRVORE e a ver nela o exemplo que o conduzirá a crescer e a prosperar.

Apesar da grandeza magestosa da ÁRVORE ela é duma fragilidade absoluta ante a maldade de alguns homens. Combate os maus pelos teus exemplos de amor e carinho à ÁRVORE.

( Este dia da criança e da comunicação social pareceu-me boa oportunidade para "postar" este exemplo de pedagogia propagandística com a respeitável longevidade de 55 anos)

Sem comentários: