domingo, janeiro 23, 2005

Ferreira Drumond - O Homem dos "Anais" e de muito mais


Francisco Ferreira Drumond, nascido na Vila de São Sebastião, na Terceira, em 21 de Janeiro de 1796, e falecido a 11 de Setembro de 1858, é conhecido, sobretudo, como autor dos "Anais da Ilha Terceira".
A passagem, na última sexta feira, de mais um aniversário do seu nascimento é pretexto para recordar a obra e o homem.
O facto de ocorrer também a passagem de 150 anos sobre a sua morte, dentro de três anos, recomenda que as entidades culturais ou outras, vocacionadas para a comemoração das datas importantes relacionadas com figuras de especial relevo da nossa história açoriana, como é o caso de Ferreira Drumond, comecem a pensar em iniciativas para lembrar aquela data.
Ferreira Drumond é considerado o maior historiador açoriano da sua geração e um dos maiores de sempre.
Duas características do seu método de escrever história se podem relevar nesta breve referência.
Em primeiro lugar, a sua preocupação metodológica de alicerçar a história no documento escrito, no texto do arquivo, no documento público ou privado, que permite elucidar os factos, as suas causas e circunstâncias e fixar a verdade histórica contra a deturpação da lenda e da frágil memória colectiva dos acontecimentos.
Em segundo lugar, a sua preocupação de escrever a história dos acontecimentos que narra, enquadrando-os na perspectiva global da história "das nove ilhas dos Açores"( como reza o próprio título de uma das suas obras) e na própria história do país.
Qualquer destas características conferem actualidade e perenidade ao homem e à obra.
Os possíveis interessados encontram aqui mais informações sobre Ferreira Drumond.

Sem comentários: