sexta-feira, maio 27, 2005

Platão explica o efeito-Sócrates na Assembleia da República


Torpedo marmorata


"Menon- Sócrates, ouvi dizer, antes de conversar contigo, que não fazes senão criar dificuldades a ti e aos outros, na ânsia de semear dúvidas em ti e nos outros.
E vejo agora que fascinas o meu espírito com teus feitiços, teus malefícios e os teus encantamentos. De maneira que estou cheio de dúvidas.
E, se me é permitida a comparação, parece-me que imitas perfeitamente, pela figura e no todo, esse corpulento torpedo marinho, que causa entorpecimento em todos os que dele se aproximam e lhe tocam.
Sinto que produziste em mim o mesmo efeito; porque verdadeiramente sinto adormecidos e entorpecidos o meu espírito e o meu corpo, e não sei que responder-te.

Apesar de ter discorrido mil vezes, longamente, sobre o assunto, diante de muitas pessoas e acertadamente, segundo julgo. Porém, neste momento, não posso nem sequer dizer o assunto que é.
Fazes bem, na minha opinião, não embarcar nem viajar para outros países, porque, se o que fazes aqui, o fizesses em qualquer outra cidade, depressa te exterminariam".
Nota. Este texto é a tradução literal da edição em língua espanhola dos diálogos de Platão (Ed.Porrua, Mexico, 1966) com uma única adaptação. Onde se lê a palavra "assunto", no texto original está a palavra "virtude".

Sem comentários: