terça-feira, maio 31, 2005

Entre o Tabaco e a Hipocrisia



Parece reinar grande perturbação e alguma confusão no mundo tabágico (açoriano) e no mundo antitabágico (nacional).

Naquele, encerra para balanço ( do grau de nicotémia?) o "Sala de Fumo". Esperemos balanço positivo e regresso breve. Com o mesmo gerente e...o mesmo leite azedo.

Já que parecemos caminhar aceleradamente para um mundo "saxonicamente" sem fumadores, ao menos que consigamos preservar algumas resistentes manchas "latinas" de Salas de Fumo.

Mas os números revelam-se assustadores, para quem, como eu, só é não-fumador por taxativa prescrição médica ( era o cigarro... o cachimbo... a cigarrilha....o charuto... de mais de quarenta anos ou...a vida) e que nasceu e cresceu no mundo açoriano, tabagicamente poluído, dos anos 40, com a iniciação das primeiras fumaças com as primeiras letras da primária. Senão antes.

Reparem só nestes números que nos chegam da França da hecatombe referendária.

E não se esqueçam de consultar o mapa do avanço arrasador dos novos bárbaros do anti-tabagismo.

Quanto ao mundo antitabágico (nacional) as confusões também não parecem ser menores.

Ao princípio da tarde de hoje, assistia a uma entrevista televisiva ao Ministro da Saúde, em que, nem a entrevistadora nem o Ministro, conseguiam acertar na designação correcta do Dia Mundial Sem Tabaco promovido pela OMS.

Ela falava no dia Europeu sem tabaco e ele no dia dos não fumadores.

E em que, mais uma vez, se constatava que Portugal atira fumo para os olhos da comunidade internacional, assinando uma Convenção, que leva anos a traduzir e décadas para começar a aplicar.

Mas o que me é particularmente incomodativo, vindo do mundo do antitabagismo militante, são exemplos, como este da típica hipocrisia do mundo anglo- saxónico.

Leiam as duas primeiras respostas.

Claro que, na Irlanda, como nos Estados Unidos também, aonde, muito provavelmente, este irlandês de importação foi copiar a brilhante explicação, não há qualquer proibição de fumar nos locais públicos.

Há apenas medidas de protecção à saúde dos trabalhadores desses locais!

Deixem-me comentar esta habilidade dialéctica, com uma descontraída gargalhada do tamanho do Oceano Atlântico que nos afasta da Irlanda!

Sem comentários: