Claro que "o mundo" que consta do título é apenas o célebre diário francês "Le Monde".
Quem conhece alguma coisa da sua longa história, sabe que sempre foi um dos jornais de referência da imprensa de influência e expressão mundial, que mais lentamente se foi curvando às exigências da evolução tecnológica.
A introdução da fotografia no jornal só há poucos anos se tornou habitual nas suas páginas. Mesmo assim, alguns dos seus muitos suplementos quase se mantiveram fieis à antiga tradição da sua aparência austera e quase sem cor. Le Monde Hebdomadaire, por exemplo.
O que é um verdadeiro sinal dos tempos é que, segundo o seu próprio director, Jean-Marie Colombani, o jornal, este ano, perdeu 45.ooo assinaturas "em papel", mas " Le Monde. fr" ganhou 65.000. É isto que explica que a audiência do jornal se mantenha nos dois milhões por dia.
Mas a que propósito é que entram aqui os blogues? É simples.
Como diz Le Point, os blogues estão entre os três factores que determinaram a nova cara com que "Le Monde "passou a ser publicado desde segunda feira passada.
- Os blogues, "impertinentes e, por vezes, melhor informados" que os jornais e os jornalistas.
- "Os quotidianos gratuitos, que instalam nas pessoas a ideia que a informação não se paga".
- "Os problemas estruturais do sector".
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