segunda-feira, dezembro 06, 2004

LIVROS COM AUTOR

Acontece. Com estes "postes" levantados ao sabor da última impressão. E as impressões mais fortes de hoje vieram-me de notícias sobre livros. É verdade. Não dos próprios livros. Que ainda não li. Como foi o caso do livro do "post"anterior. E vai voltar a ser a situação dos dois de que falo a seguir.
De facto, quem que é pode resistir a anunciar aos sete ventos da blogolândia, que acaba de ler o comentário a um livro sobre um pedagogo do século XIX (1770-1840) de nome Joseph Jacotot, cujo lema era:
"Ensinar sem emancipar é embrutecer".
E que dizia que o objectivo do seu método pedagógico era:
"Que todo o homem do povo possa conceber e atingir a sua dignidade de homem, conhecer a medida da sua capacidade intelectual e decidir sobre o seu uso".
Mas o mais espantoso e revolucionário era o próprio método que defendia e aplicava. O método do "mestre ignorante" e que partia do princípio que se pode ensinar mesmo aquilo que se ignora. Só é necessário ser capaz de levar o aluno a usar da sua própria inteligência.
Não. Não se trata da velha teoria da reminiscência com raízes em Sócrates e Platão. Até porque ele também afirmava que:
"A instrução é como a liberdade. Não se recebe, conquista-se".
Seja como for, vou já a correr para uma livraria "on line," para encomendar
"Le Maitre Ignorant"(cinq leçons sur l'émancipation intellectuelle). Autor: Jacques Ranciére.
Se alguém se decidir a fazer o mesmo, poderemos, depois, blogar sobre o tema.
O outro livro já está traduzido em português. É de Dominique Wolton. Um nome muito conhecido de quem se interessa pelos problemas da informação e da comunicação nas sociedades modernas. Tem por título "A Outra Globalização". Apenas direi que o seu primeiro capítulo tem por tema"Informar não é comunicar". O que, só por si, nos poderia levar de volta a Joseph Jacotot. Mas não serei eu que o farei. Pelo menos, por agora.


Sem comentários: