quarta-feira, dezembro 29, 2004

O CHOQUE DE COINCIDÊNCIAS!

Não faço a menor ideia se a última edição do "Choque de Gerações" ficará na história da nossa regional RTP.
Até porque não tive oportunidade de assistir ao programa desde o seu início.
Mas assisti ao suficiente, para testemunhar uma singularidade que o mínimo de pudor profissional e respeito pelos espectadores obrigaria a evitar.
A chamada reportagem de rua, sobre a personalidade do ano nos Açores, além de ter sido feita de modo a provocar situações que induziam o desrespeito total do repórter pelas pessoas entrevistadas e pela credibilidade do seu próprio trabalho, foi da responsabilidade de um repórter com estreitas ligações familiares a um dos nomes que veio a ser mencionado nessa entrevista como possível candidato ao título de figura açoriana do ano !
É evidente que toda a gente ficou "convencidíssima" de ter sido ao acaso da rua, que o repórter entrevistou essa pessoa, ainda bem recentemente alto dirigente e representante do mesmo partido do seu familiar. E que, toda a gente também percebeu que foi com a mais santa das ingenuidades que aquele ex-dirigente deixou cair o nome do familiar do repórter!
Tudo isto com intervenientes que trazem a marca de um passado lamentável nesta área do favorecimento familiar!
É de enaltecer o esforço partilhado, de inovação e reformulação em diálogo com sectores interessados, que os responsáveis e alguns participantes do programa têm desenvolvido. Se não for por outras, ao menos por esta razão, o programa pode prenunciar um novo esforço da regional RTP para fugir ao seus tradicionais figurinos estereotipados e burocráticos.
Aparentemente, porém, parece haver pessoas interessadas em que o programa acabe por ter lugar reservado na históriatelevisa televisiva por outras muito más e lamentáveis razões!
Chega, de regionalização do disparate e de falta de senso!

Sem comentários: