quinta-feira, março 17, 2005

Afinal, o Cardeal Policarpo quem julga que é?


Sobre o polémico anúncio do P.e Serra Pereira, o suplemento Pastoral de "A União," do passado dia 12, publicou um texto assinado por ACI, de que retiro o seguinte naco de prosa pastoral:

"Tudo isto conduziu a novo esclarecimento do Pe. Serra Pereira, que ampara e fundamenta a sua posição com a Doutrina da Igreja.
Em relação às declarações do Cardeal Policarpo o sacerdote manifestou a sua gratidão, e mostra reverência para com a sua autoridade, e recordou que "se o Cardeal entende pronunciar-se, em comunhão com o Santo Padre, sobre alguma questão doutrinal ou moral, fazendo uso da autoridade que lhe foi concedida, compete-me escutar e meditar nas suas palavras, procurando delas fazer vida. Mas se emitiu julgamentos prudentes ou opiniões, qualquer católico é livre para concordar ou não".
Penso que só faltou mesmo a ACI perguntar: Afinal, quem julga que é o Cardeal Policarpo e o que valem as suas preocupações "pastorais", se o P.e Serra Pereira "ampara e fundamenta a sua posição com a doutrina da Igreja"?

Sobre as declarações do Cardeal Policarpo e toda esta questão ver, por exemplo, este texto.

Sem comentários: