É verdade.
Rostropovich, Mstislav Rostropovich, o maior violoncelista vivo, continua vivo.
Faz hoje 78 anos.
Nasceu em 27 de Março de 1927, em Baku, no Azerbeijão.
Rostropovich, Mstislav Rostropovich, tocou e gravou todo (ou quase) o repertório existente para violoncelo.
Rostropovich, Mstislav Rostropovich teve a compor, expressamente para o seu violoncelo, nomes como Prokofiev, Britten, Shostakovich, Berstein, Khatchaturian, Lutolawski , Schnittke, Berio, Messiaen e outros. Muitos outros.
Rostropovich, Mstislav Rostropovich dirigiu, durante 17 anos, a Orquestra Sinfónica Nacional de Washington e muitas outras como maestro convidado.
Rostropovich, Mstislav Rostropovich recebeu os maiores galardões e condecorações dos dois mundos em que decorreu a sua longa vida de homem e músico.
No Ocidente, onde vive desde 1974, Mstislav Rostropovich além dos prémios musicais mais disputados (Grammy, Grande Prix du Disque) foi agraciado com mais de 100 condecorações, como a "Legion d'Honneur", a "Knight Commander of the Most Excellent Order of the British Empire", o "Prémio Imperial" da Associação Japonesa de Arte, a Medalha Presidencial da Liberdade, dos Estados Unidos.
Na União Soviética, antes de viver na Europa Ocidental, Mstislav Rostropovich recebeu os prémios Lenine e Estaline e a designação de "Artista do Povo" da URSS. Em 1991, foi ainda agraciado com o "Prémio do Estado Russo".
Já no ano passado, Mstislav Rostropovich foi incluído pela revista Time entre os chamados "Heróis da Europa".
Artista e herói do nosso tempo, Rostropovich, Mstislav Rostropovich é, sobretudo, o mestre perfeito do mais harmónico dos instrumenos de corda.
Para um contacto inicial ou para a recordação de um momento inesquecível, ouçam-no
aqui, a tocar Bach e Tchaikovsy.
E não se esqueçam que a primeira destas interpretações está incluída num CD da EMI, gravado em 1995, que contém algumas das mais belas jóias da música para violoncelo e que... vendeu mais de 250.000 CDs.
Se são como eu. Totalmente incapazes de entrarem sózinhos no mundo da música, façam como eu, deixem-se conduzir pelo nome musical de Mstislav Rostropovich.
Sem comentários:
Enviar um comentário