É uma das perguntas que se podem fazer depois da leitura dos seguintes números da European Interactive Advertising Association, em resultado de um estudo abrangendo 7000 inquiridos em 8 países da Europa, em Setembro e Outubro passado, e que revelou que:
13% dos Europeus participam regularmente em blogues ("regularly contribute to blogs").
12% fazem "downloading" de "podcasts", ao menos uma vez por mês.
24% dos Europeus que usam a internet gastam mais de 16 horas por semana em linha (+17% que em inquérito anterior).
29% dos Europeus "descarregam" música da internet, ao menos uma vez por mês.
E 10% fizeram chamadas telefónicas através da web.
A média de tempo semanal dispendido na net é de 13 horas em França, 10 na Holanda e no Luxemburgo, 11 na Grã-Bretanha, 9 na Alemanha.
A média do internauta europeu é de 10 horas e meia semanais.
Como é habitual nestes assuntos, Portugal, embora, um "pouco" maior do que o Luxemburgo e com uma taxa de penetração da internet elevada (58,2% contra os 35,2% da média global de todo o continente europeu, segundo a "Visão"), não foi abrangido pelo inquérito.
Mais relevante ainda do que os números será a conclusão geral do estudo sobre a mudança de "estatuto" da internet, aos olhos dos utilizadores europeus desses 8 países:
"A confiança do consumidor na internet como fonte de informação transformou-a, para a generalidade das pessoas, no "media"mais consistente durante o dia. Com excepção das horas mais matinais (6am – 10am), a internet é o segundo "media" com mais utilização durante o resto do dia."
Mas, para além destes aspectos, o mundo dos blogues e da própria internet tem sido objecto de interessantes novidades de teorização e sistematização de que vou procurar fazer menção e reflexão em próximas entradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário