quinta-feira, maio 08, 2008

A actual Assembleia Regional é irreformável (I)




Os textos que vão seguir-se destinam-se a preencher alguns dias de ausência do autor de "o ven(tilh)ador", em Lisboa, para consulta e exames médicos .

São constituídos por excertos da intervenção que proferi na reunião da Comissão de Reforma do Parlamento, a pedido da mesma e na qualidade de antigo Presidente de Assembleia, que reuniu em Angra no passado mês de Abril.
Como prevenção advirta-se que o título usado apenas significa que a Assembleia, na sua actual composição e na actual conjuntura política , a mim, me parece irreformável. E foi isto mesmo, como se poderá confirmar nas páginas que seguem, que disse aos senhores deputados.



Reunião com a Comissão de Reforma do Parlamento


4 De Abril de 2008

1.A antecessora desta actual Comissão para a Reforma do Parlamento Regional, de nome "Nova Assembleia para um Novo Século" levou, desde Janeiro de 2001 até Junho de 2002, 18 meses, para apresentar os seus trabalhos.

Resultados concretizados? A míngua de 2 resultados efectivos:

Telefones verdes e "sítio" da Assembleia que, aliás, já tinha sido criado quando a Comissão terminou os seus trabalhos.

Neste caso, também a montanha pariu um rato?

Parece.

É como se a Assembleia, depois de tanto esforço, real ou suposto, se contentasse em dizer aos eleitores dos Açores:

“Venham ter connosco.

Antes, estávamos apenas na Horta e em mais oito delegações espalhadas pelas ilhas, hoje estamos em mais duas "ilhas", nas chamadas telefónicas de custo zero e na Internet”.

Para quebrar as barreiras da distância que, até hoje, têm obstado a que a Assembleia chegasse ao maior número possível de açorianos reclama-se bastante mais!

Sem comentários: