segunda-feira, maio 05, 2008

Guernica: 45 estudos e esboços (I)

A "Guernica " de Picasso é uma das raras obras célebres da pintura do século XX, de que se pode acompanhar a evolução, desde a sua concepção e nas suas sucessivas transformações, até ao seu resultado final, ou seja, desde os seus primeiros esboços a lápis sobre papel, iniciados no dia 1 de Maio de 1937, até à sua versão final em 4 de Junho seguinte.
O facto, mais do que um método de trabalho que lhe fosse habitual, só mostra a consciência do lugar histórico que Picasso, já então, tinha do seu lugar na pintura do seu tempo e da particular importância que ele próprio dava a este quadro.
Foram exactamente cinco semanas e 45 esboços, estudos e fotografias, que, actualmente, se encontram no Museu do Prado, em Madrid, enquanto a própria Guernica se encontra no "Rainha Sofia", em que Picasso foi formulando e reformulando, quase dia após dia, a sua obra.
No próprio dia 1 de Maio, em que Picasso se decidiu por este tema em substituição do inicialmente projectado para a Exposição Universal, ele executa 4 estudos para o conjunto da obra, de que se reproduz o primeiro, e dois estudos sobre a figura do cavalo, dos quais se mostra o segundo; e ainda realiza dois outros estudos sobre a cabeça de cavalo, que é a imagem de capa da obra citada na entrada deste blogue em 2 de Maio.





Nesse mesmo longínquo e produtivo dia 1 de Maio, Picasso efectuou ainda um novo estudo sobre a cabeça de cavalo. Não apenas um simples esboço sobre papel, como os restantes, mas um óleo sobre tela de 65 por 92 cm.
Com se pode constatar, aquele 1º de Maio de 1937 foi um dia atarefadíssimo para Picasso e riquíssimo para a arte do nosso tempo.

Sem comentários: