terça-feira, maio 06, 2008

Guernica: 45 estudos e esboços (II)

Continuemos, por mais uma entrada, pelos sucessivos estudos, esboços, versões e mesmo fotografias, através dos quais "Guernica" se foi aproximando do seu resultado final.
Os primeiros quinze dias daquele mês de Maio de 1937, foram, para Picasso, de profunda concentração na obra e de aturado trabalho e repetidos esboços de pormenor e estudos de conjunto, até a obra ganhar forma definitiva.
No dia 2, Picasso realiza um esboço que já terá muitos dos seus elementos essenciais.
A predominância da figura do cavalo no centro da tela, cuja inspiração remonta, como veremos, a Rubens; a mão com a luz; os braços e corpos pelo chão.
A tudo isto ele dará expressão no seguinte quadro a óleo sobre contraplacado, do dia 2 de Maio.


Os esboços e estudos vão prosseguir até ao dia 11, em que surge uma primeira versão global que já se pode considerar definitiva, embora ele se contente em traçar os contornos sobre a tela, mas já se encontram repartidas as figuras essenciais, mas ainda com posições diferente das que hão-vir a ter.
O touro, por exemplo, desdobra-se por cima e à direita da mãe com a criança morta. Um braço estendido de um guerreiro morto ergue-se a toda a altura do quadro, como se estivesse crucificado. É aí que está, então, o motivo central do quadro, para o qual se volta o cavalo ao lado dele.
À direita está já presente a figura que entra pela janela e a personagem que arde, embora com pormenores que diferem da versão final., por exemplo o morto, que ela traz.

Como vemos, um longo e complexo processo de maturação que, como é óbvio, aqui não poderemos acompanhar em todo o pormenor, mas que se encontra abundantemente desenvolvido e documentado na obra sobre Picasso atrás referida.


Sem comentários: